Antigua, a Ouro Preto da Guatemala Guatemala

Antigua é uma das cidades mais turísticas da Guatemala e parada obrigatória para quem visita o país. O clima interiorano e histórico da cidade cativa os turistas e deu fama a essa interessante cidade histórica.

Antigua foi fundada em 1543 e com um nome que mais parecia uma frase: Muito Nobre e Muito Leal Cidade de Santiago dos Cavaleiros da Guatemala. Depois de um tempo, percebeu-se que era um nome muito grande e reduziram para Santiago dos Cavaleiros da Guatemala. Desde sua fundação até o ano de 1776, a cidade era a capital da colônia espanhola Capitania Geral da Guatemala. Em 1776 a capital foi transferida para a Cidade da Guatemala, que é até hoje a capital do país. Nessa época, a cidade passou a ser chamada de Antigua Ciudad (Antiga Cidade) e o apelido pegou!

Antigua está localizada em uma região de abalos sísmicos, por isso ela já passou por vários terremotos que destruíram a cidade. As principais construções que se observam hoje no centro histórico são do século XVIII, período semelhante à fundação de Ouro Preto. Entretanto, diferente de Ouro Preto, as construções não são altas. Em Ouro Preto há muitos prédios históricos de três e até de quatro andares. Já em Antigua a maioria das construções são de um ou dois andares. Além disso, podemos destacar outra diferença, que é referente ao estilo arquitetônico: português x espanhol.

Rua do centro histórico

Rua do centro histórico

Turismo

O turismo na cidade começou a crescer em 1979, quando a Unesco declarou Antigua como Patrimônio da Humanidade, um ano antes de Ouro Preto. A arquitetura barroca foi bem preservada e hoje seu centro histórico é bonito e bem cuidado! Posso dizer que a cidade possui vocação para o turismo, além de ser bonita, segura e agradável, possui vários hotéis e restaurantes, alguns inclusive de alto nível. Apesar do turismo, a cidade se manteve pequena; possui 43 mil habitantes, as ruas do centro histórico são de pedra e não há grande trânsito de veículos.

Apesar da arquitetura interessante, existe um elemento que pode chamar mais atenção do que os prédios históricos da cidade! Há um grande vulcão, que pode ser visto de qualquer local da cidade. Mesmo o Vulcão Agua estando inativo, ele ajuda a emoldurar a paisagem da cidade.

Para encontrar hotéis em Antigua clique aqui.

antigua-guatemala

Praça central com o vulcão Agua a fundo

Pontos Turísticos

A maioria dos pontos turísticos estão no centro histórico. O ponto turístico mais simbólico da cidade é o Arco de Santa Catarina (foto de capa), que fica em uma charmosa rua de trânsito exclusivo de pedestres. A praça central, que fica em frente à Prefeitura, é outro ponto interessante da cidade. Antigua também possui várias igrejas. A Igreja Nossa Senhora das Mercês e a Catedral de Santiago são as duas principais em funcionamento. Já a Igreja das Capuchinhas é um museu e um dos locais mais visitados da cidade. Também há as igrejas que foram destruídas por terremotos e que preferiram deixá-las como ruínas, como a Igreja da Companhia de Jesus e o Convento de São Domingos.

Fora do centro histórico, há um mirante em que é possível ver toda a cidade. O Mirante da Cruz localiza-se próximo ao centro, é possível ir andando e de lá se tem uma bela vista da cidade e do vulcão. Dei muito azar de ter ido em um dia que estava nublado.

o-que-fazer-em-antigua-guatemala

Mirante da Cruz, ao fundo o vulcão coberto por nuvens

Vulcão Pacaya

Um dos passeios mais procurados é a visita ao Vulcão Pacaya. A Guatemala possui 37 vulcões, mas apenas três ativos. Um deles é o Pacaya, que é o mais turístico devido ao fácil acesso. O vulcão fica a 38 km da cidade e encontra-se dentro de um parque nacional. Para chegar até lá é preciso fazer uma caminhada de uma hora e meia. Para saber mais leia a matéria: Escalando Pacaya: o vulcão ativo mais turístico da Guatemala.

vulcão-Pacaya

Vulcão Pacaya

Como chegar

Antigua é muito próxima à Cidade da Guatemala, fica a apenas 36 km de distância; por isso, muitas pessoas chegam de avião, o aeroporto da capital fica a 34 km de Antigua. Também há settlers (vans) que ligam Antigua às cidades mais turísticas do país como Lanquín e Flores (Tikal).

Melhor época para viajar

A estação chuvosa é entre Maio e Outubro, já de Novembro a Abril é a estação seca. A melhor época para viajar para a Guatemala é na estação seca, mas Antigua pode ser visitada durante a estação chuvosa sem problemas. Fui em Junho, choveu alguns dias, mas por duas ou três horas e não atrapalhou a viagem. A visita ao vulcão que é ruim de se fazer em dias de chuva, mas é só deixar para ir em um dia que não chova!

Leia também os outros posts da Guatemala

Tikal, as grandes pirâmides maias da Guatemala

Semuc Champey, as maravilhosas piscinas naturais da Guatemala

Escalando Pacaya: o vulcão ativo mais turístico da Guatemala


Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This