InícioAmericaArgentinaAlfajor, uma delícia da culinária latina

Alfajor, uma delícia da culinária latina

Viajar para a Argentina significa degustar deliciosos alfajores. Se você viajar para a Argentina e não provar nenhum alfajor, sua viagem não será completa! O alfajor é um doce extremamente delicioso e sua receita original é: duas massas, recheio de doce de leite e cobertura de chocolate. Mas, existem diferentes sabores e versões do doce. O alfajor com cobertura de açúcar e o com recheio de chocolate, também são bastante vendidos.
Apesar do alfajor não estar presente apenas na Argentina, é lá que o doce se tornou um ícone gastronômico. Na Argentina são consumidos entre 5 a 7 milhões de alfajores por dia, são dezenas de marcas e é possível encontrá-los em qualquer esquina.
Por isso, o Alfajor é um ótimo presente para trazer da Argentina e também do Uruguai.

Leia também: Quantos dias ficar em Buenos Aires?

alfajor
Alfajor Land – Foto: Alberto

Qual a melhor marca de alfajor argentino?

A Argentina tem várias marcas de alfajor, sendo que a maioria é industrializada. Entre os mais populares estão Milka, Cachafaz, Jorgito. Entretanto, a marca que é considerada a melhor é a Havanna. É uma marca bem tradicional, fundada em 1948 e possui mais de 180 lojas espalhadas pelo país. Em Buenos Aires é possível encontrar lojas da Havanna nos principais pontos turísticos. O problema dessa marca é o preço. Ela é cara, o preço é bem mais alto que as outras marcas. Para você ter uma base de comparação, quando fui, o alfajor da Havanna custava 16 pesos e os outros, aproximadamente, a metade do preço. Porém, não é a toa que o preço é mais alto, ele é, realmente, muito bom! Dos alfajores que eu comi, esse foi o melhor! Parece que desmancha na boca! Então, vale a pena pelo menos provar.

Leia também: Onde ficar em Buenos Aires: no centro ou nos bairros?

Qual a melhor marca de alfajor uruguaio?

No Uruguai os alfajores também são bem tradicionais e eles consomem suas próprias marcas do produto. As duas principais marcas uruguaias são: La Pataia e a Punta Ballena. A La Pataia tem a embalagem de vaquinha e é a mais bonita para levar de presente, mas os alfajores são muito açucarados. Eu quase comprei uma caixa dela sem comparar com a concorrente. A Punta Ballena eu achei mais gostoso; não é uma Havanna, mas é gostoso. No Uruguai há lojas que vendem as caixas de alfajor com um preço bem melhor do que comprando individualmente; em frente ao Mercado del Puerto há uma dessas lojas.

Cuidado com a validade

Os alfajores mais artesanais possuem validade pequena, por isso, quando for comprar preste atenção na data de validade, para não precisar comer tudo de uma vez.

Veja nossas outras matérias sobre Buenos Aires:

– 7 dicas essenciais de Buenos Aires

– Como escolher o show de Tango em Buenos Aires?

– 10 Pontos Turísticos Gratuitos em Buenos Aires

– Como ir de Buenos Aires a Montevidéu – 4 opções

Imagem destacada: Alfajor – Foto: Jakobien van der Weijden
Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui