7 dicas essenciais sobre a Colômbia Colômbia

Veja nossas dicas para você não cair em nenhuma roubada e aproveitar melhor a sua viagem para esse interessante país!

Peso Colombiano

A moeda da Colômbia é o Peso Colombiano. O Dólar não é aceito na maioria dos estabelecimentos, então, você precisará trocar em uma casa de câmbio ou banco. Cartagena possui várias casas de câmbio no Centro Histórico, mas em outras cidades não há tantas opções. Faça o câmbio nas grandes cidades, nas menores o câmbio é muito ruim!

Clima

A Colômbia é um país que possui vários tipos de climas. As duas cidades mais turísticas possuem climas muito distintos. Enquanto Cartagena é quente, Bogotá é fria. Peguei 10°C em Bogotá e 33°C em Cartagena, em maio. Por isso, não se esqueça de levar vários tipos de roupas.

Tomadas

A voltagem na Colômbia é de 110 volts e as tomadas, no geral, são de dois pinos chatos. Então, não se esqueça de levar um adaptador de tomadas.

Passagens

As passagens aéreas para viajar dentro da Colômbia não são caras. Comprando com antecedência é possível achar bons preços, a partir de R$100 o deslocamento entre as cidades mais turísticas.  As duas principais companhias aéreas são a Avianca e a Viva Colômbia. Leia mais no post Viajar de avião na Colômbia, todas as dicas que você precisa.

Não pegar táxi na rua

Na Colômbia, há muitos crimes relacionados a taxistas. Existem relatos de falsos taxistas que roubam os turistas e fazem até sequestro relâmpago. E como não é fácil descobrir se um táxi é clandestino ou não na rua, é melhor pegar em um ponto oficial ou de alguma empresa conhecida. Confesso que não segui essa regra, peguei várias vezes táxis na rua e não me aconteceu nada. Mas, mesmo assim vou deixar a dica aqui, porque é a recomendação de muitas pessoas e blogs de viagem.

Pagar o táxi com notas pequenas e conferir o troco

Outro problema relacionado a taxistas é receber notas falsas de troco. Por isso, sempre é preferível pagar com notas menores. Também há relatos de casos de pagar com uma nota alta e o taxista trocar por uma nota falsa, sem você perceber e te devolver dizendo que não possui troco. Além é claro, de devolver um troco menor. Nada disso também aconteceu comigo, mas é muito relatado. O que me aconteceu foi que os taxistas de Medellín disseram que havia um valor mínimo de tarifa a pagar e que precisaria pagar aquele valor. Aconteceu em dois dias que fiz o mesmo trajeto e cada taxista falou um valor de tarifa mínima diferente, o que me pareceu que era golpe e paguei o valor do taxímetro.

Café

O café colombiano é considerado o melhor do mundo para muitos especialistas. Melhor até mesmo que o café brasileiro! Por isso, se você gosta de um bom cafezinho, não deixe de experimentar a bebida colombiana. A cafeteria mais famosa é a Juan Valdez Café, que possui centenas de lojas pelo país, inclusive nos aeroportos. É tipo a Starbucks colombiana.

Leia também nossas outras matérias sobre a Colômbia:

– Como viajar dentro da Colômbia: ônibus, avião ou carro? 

– É seguro viajar para a Colômbia? Entenda as mudanças que o país vive

– Viajar de avião na Colômbia, todas as dicas que você precisa

– Cartagena, a cidade superestimada da Colômbia

– Medellín, conheça mais sobre esse interessante destino na Colômbia 

Foto de capa de: Lucho Molina (CC BY-NC 2.0)

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This