InícioArgentinaBuenos Aires10 Pontos Turísticos Gratuitos em Buenos Aires

10 Pontos Turísticos Gratuitos em Buenos Aires

A capital argentina é um dos destinos preferidos dos brasileiros. Além de ser próxima do Brasil, o que resultará em uma passagem aérea mais barata, a maioria das atrações turísticas são gratuitas. Conheça os 10 pontos turísticos imperdíveis de Buenos Aires que você conhecerá sem gastar nada!

Leia também: Onde ficar em Buenos Aires: no centro ou nos bairros?

Praça de Maiopraca-de-maio-buenos-aires

A Praça de Maio é a principal praça de Buenos Aires, localiza-se no centro da cidade. Em volta dela ficam importantes prédios, como a Casa Rosada e a Catedral Metropolitana. Da praça também partem importantes avenidas, como a Avenida de Mayo que chega até o Congresso e a Avenida Diagonal Norte que leva até o Obelisco. A praça é o coração político do país. É o local preferido dos portenhos para manifestações políticas. Sempre há faixas de protestos espalhadas pela praça. Aos domingos, o grupo “Mães da Praça de Maio” se reúne na praça para lembrar dos parentes desaparecidos durante a ditadura militar.

Casa Rosada

10-pontos-turisticos-gratuitos-em-buenos-aires

A Casa Rosada é a sede da presidência da Argentina, ou seja, onde o presidente trabalha. Seu nome é devido a sua cor. A visita é guiada e pode ser feita em espanhol ou inglês. O tour é feito com grupos de 30 pessoas e demora cerca de uma hora. São visitados os principais aposentos do prédio, como o Salão de Pintores e Pinturas Argentinas do Bicentenário, o Salão Mulheres Argentinas, a Galeria de Ídolos Populares. Eu gostei da visita, acho que vale, mas, confesso que esperava mais da Casa Rosada. Atualmente, para fazer a visita precisa fazer a reserva de um horário pela internet, acesse aqui. Há datas e horários específicos para visitar. Por isso, é bom deixar bem programado no seu roteiro de viagem.

Museu Casa Rosada

museu-bicentenario

Chamado antigamente de Museu do Bicentenário, o Museu Casa Rosada é a atração mais nova da lista. Esse é um museu recente, inaugurado em 2011, durante as comemorações do bicentenário da independência da Argentina. Ele conta com pinturas, fotografias e vídeos que mostram os diferentes períodos históricos do país. O museu faz parte do complexo da Casa Rosada e sua entrada está localizada na rua da lateral direita do edifício. O museu não tem muita coisa, mas vale a pena conhecer. Se não for assistir aos vídeos, em 30 minutos é possível conhecer todo o museu. Para saber dias e horários de visitação acesse o site do museu.

Catedral Metropolitana

catedral

A Catedral Metropolitana é a principal igreja católica de Buenos Aires. Porém, se você não conhecê-la, passa despercebido pela porta. A catedral não tem cara de igreja; a fachada é em estilo neoclássico, com colunas romanas. Ela fica localizada na Avenida Rivadavia em frente à Praça de Maio e abre todos os dias.
A Catedral Metropolitana ganhou fama após o arcebispo de Buenos Aires Jorge Mario Bergoglio se tornar o Papa Francisco. Ele celebrava missas na catedral quando era arcebispo da cidade.

Cemitério da Recoleta

cemiterio-recoleta

Para muita gente é estranho um cemitério ser uma atração turística, mas na Europa é uma prática super comum visitar cemitérios. O Cemitério da Recoleta fica no requintado bairro da Recoleta, por isso leva esse nome. Não há muito para se ver por lá, ele é um desses cemitérios antigos com tumbas ornamentadas e grandes. Para quem se interessar é possível fazer uma visita guiada para conhecer os túmulos mais importantes, alguns deles são considerados monumentos históricos nacionais. É comum muitos turistas entrarem lá apenas para ver o túmulo da Evita Perón, que é simples, mas está sempre com flores. O cemitério abre diariamente.

Livraria El Ateneo

el-ateneo-buenos-aires

A famosa livraria localizada no bairro da Recoleta é um templo de leitura. O local que já foi um teatro substituiu as poltronas por prateleiras de livros. Porém, manteve toda a decoração e requinte do teatro. Por isso, foi considerada pelo jornal inglês The Guardian, a segunda livraria mais bonita do mundo. E para quem quiser beber um café, há uma lanchonete onde antes ficava o palco.

Museu Nacional de Belas Artes

museu-nacional-belas-artes-buenos-aires

O museu fica próximo ao cemitério e para quem gosta de arte não pode deixar de ir. O museu abriga a mais importante coleção de arte da Argentina. Há pinturas, esculturas, gravuras de importantes artistas argentinos e estrangeiros como Goya, Picasso, Van Gogh e Monet. O museu possui 34 salas de exposição.

O museu era gratuito para o público geral a pouco tempo. Agora é gratuito às terças-feiras (o dia todo), de quarta a domingo das 18h45 às 19h30, com permanência até as 20h. Às segundas-feiras, o museu está fechado.  para ver preços e horários clique aqui.

Floralis Generica

10-pontos-turisticos-gratuitos-em-buenos-aires

Floralis Generica é uma imensa escultura de flor que fica na Praça das Nações Unidas, próxima ao Museu Nacional de Belas Artes. A grandiosa flor feita de metal mede 23 metros de altura e pesa 18 toneladas. Ela foi desenvolvida para abrir suas pétalas pela manhã e fechar a noite, porém seu sistema de abertura quebrou e ela não fecha mais. A flor é bem interessante, vale a pena visitar para conferir!

Bosques de Palermo

bosque-de-palermo

No bairro de Palermo há um grande parque chamado Três de Fevereiro, também conhecido como Bosques de Palermo. O parque é muito grande e tem partes bem interessantes. Turistas se misturam com moradores da região que vão até o parque para passear e fazer atividades físicas. Dentro do parque fica o Planetário Galileu Galilei. Porém, o que é mais interessante no bosque é o Rosedal, um grande jardim de rosas e outras flores. Se viajar na primavera é um lugar bem bonito de passear. Só tome cuidado com os patos…

bosque-palermo

 

Caminito

caminito-buenos-aires

O Caminito é o ponto turístico mais alegre e colorido de Buenos Aires. Localizado no bairro popular de La Boca, a área degradada se transformou em local turístico pelo trabalho do pintor Benito Quinquela Martín. As intervenções artísticas, como pinturas, mosaicos, esculturas e murais, transformaram o local em uma rua-museu. Apesar de pequeno, o local é bem charmoso. Só tome cuidado para não sair das áreas turísticas, pois o bairro é considerado perigoso.

Atrações pagas

Buenos Aires também possui atrações pagas que são interessantes, porém menos famosas. Para quem gosta de futebol, tanto o La Bombonera, estádio do Boca Juniors, quanto o Estádio Monumental de Nuñez do River Plate possuem museu e visita guiada ao estádio. Por isso, se você gosta de futebol, é algo interessante para incluir no roteiro. Há inclusive tour que incluem visita aos dois estádios.

Dos museus pagos, o principal é o Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires, MALBA, que possui um acervo de arte do século XX, da América Latina. Outro destaque é o Teatro Colón, onde você pode fazer uma visita guiada por um dos mais bonitos teatro de toda América. Há inclusive uma Excursão a Pé que incluem visita ao MALBA e ao Teatro Colón.

Entretanto, se for para escolher apenas uma atividade paga, o mais indicado é ver uma apresentação de Tango. Há várias casa de espetáculo em Buenos Aires, as melhores tem produções parecidas a grandes peças de teatro. para saber mais leia Como escolher o show de Tango em Buenos Aires? 

Agora, falando das atrações de fora da cidade,  a principal é a visita a Luján, onde fica o famoso Zoológico de Luján! É nesse zoológico que as pessoas entram dentro das jaulas de tigres e leões. Como a cidade fica a mais de uma hora de Buenos Aires, muita gente escolhe ir a Luján em excursão.

Leia também nossas outras matérias sobre Buenos Aires:

– Quantos dias ficar em Buenos Aires?

– 7 dicas essenciais de Buenos Aires

– Alfajor, uma delícia da culinária latina

– Como ir de Buenos Aires a Montevidéu – 4 opções

Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui